Elimine os obstáculos com canais compartilhados

Uma forma melhor de trabalhar com pessoas fora da sua organização

Shared channels for Slack
Image Credit: Skinny Ships

Milhões de pessoas usam diariamente o Slack como uma forma melhor de trabalhar: com colaboração mais rápida e efetiva, maior interação com colegas e integração perfeita com apps e programas usados todos os dias.

Mas quanto a todo o trabalho que acontece fora das nossas organizações, com fornecedores, parceiros e prestadores de serviços terceirizados? Por que comprometer essa parte?

Para isso, existem os canais compartilhados, um novo recurso que permite que equipes em diferentes organizações usem o Slack para colaborar com a mesma simplicidade e produtividade que teriam internamente. Hoje ele está oficialmente saindo do beta e sendo disponibilizado para todos os planos pagos.

Um canal compartilhado funciona exatamente como um canal normal do Slack, a única diferença é que ele conecta duas organizações. Isso significa que uma equipe da Empresa A se comunica no mesmo canal Slack que seus parceiros na Empresa B. Novas pessoas que entram em um projeto podem acessar prontamente os arquivos correspondentes, possibilitando que todos fiquem por dentro do assunto em um piscar de olhos. As equipes podem compartilhar facilmente atualizações e arquivos, reunir as pessoas certas e tomar decisões rápidas, tudo em um único lugar no Slack.

Digamos que você esteja trabalhando com um auditor e todos os anos a empresa tenha um novo grupo de auditores juniores participando do projeto. Com um canal compartilhado, quando os auditores juniores começarem, eles poderão ver todo o histórico do trabalho anterior. Todas as informações estarão no canal, em vez de armazenadas ou fora de alcance nas caixas de entrada dos auditores juniores anteriores.

Os projetos e as relações se desenvolvem junto com os canais compartilhados. As equipes podem adicionar novos colegas e criar quantos canais compartilhados forem necessários.

Produtividade sem obstáculos

Mais de 20 mil clientes do Slack pago já usaram os canais compartilhados no período beta. Entre eles temos a Fastly, uma plataforma em nuvem de ponta que ajuda a fomentar experiências on-line para Vimeo, Pinterest, e York Times e muitas outras grandes marcas. Como parte do seu pacote de suporte premium, a Fastly oferece aos clientes corporativos um canal compartilhado do Slack. A empresa usa os canais compartilhados para solucionar os problemas dos clientes com mais rapidez.

“Temos um modelo bastante proativo e tentamos antecipar os desafios”, diz Kim Ogletree, vice-presidente de sucesso do cliente da Fastly. “Ter o Slack como um dos nossos canais de comunicação faz a diferença, e ouvimos isso dos clientes o tempo todo.”

Em Chicago, os famosos cachorros-quentes da Portillo’s usam os canais compartilhados para impulsionar seus negócios mesmo em condições de rápida transformação. Se um fornecedor de entrega da Portillo’s não puder atender aos pedidos, por exemplo, por causa de estradas fechadas devido a um temporal, eles precisam comunicar a situação rapidamente e um e-mail não será adequado nesse caso. Sempre sincronizados em um canal compartilhado, a Portillo’s e o fornecedor compartilham atualizações de modo instantâneo, permitindo que o “QG” desative as opções de entrega até que o atendimento seja possível, evitando uma experiência de cliente totalmente frustrante.

Colaboração como vantagem competitiva

Todas as organizações precisam trabalhar com pessoal externo. Trabalhar de modo mais eficaz com parceiros torna as organizações mais eficientes, competitivas e bem-sucedidas.

Quando podem gerenciar melhor os cronogramas de entrega e os recursos, os engenheiros entregam produtos com maior qualidade e rapidez para clientes e parceiros. Quando podem ajudar a coletar perguntas e selecionar soluções junto a clientes ou parceiros em tempo real, os especialistas evitam que pequenos problemas se tornem grandes bolas de neve. Quando as empresas trabalham em fusões e aquisições, os canais compartilhados facilitam processos complexos e os tornam menos estressantes para os funcionários.

Diariamente, equipes em todo o mundo usam canais compartilhados para:

  • coordenar de forma ágil campanhas e projetos com agências externas, com feedback sobre trabalho criativo e aprovações rápidas, tudo dentro do canal;
  • criar uma linha direta com clientes, solucionando problemas com eficiência e criando confiança;
  • sincronizar e compartilhar dados com consultores financeiros e de negócios, ajudando todos a se manterem organizados;
  • acompanhar projetos e marcos compartilhados mesmo quando estiver em trânsito: os usuários do Slack podem fazer praticamente tudo o que fazem no desktop usando um dispositivo móvel, inclusive usar os canais compartilhados.

Outros recursos permitem controle e personalização. Cada lado pode definir o nome do canal compartilhado, bem como definir se ele será público ou privado para seus respectivos workspaces. Além disso, se for adicionado a um canal compartilhado, você sempre saberá se um parceiro externo está na discussão, graças a um pequeno lembrete acima do campo de mensagem.

Claro que não se trata apenas do que você ganha, mas também do que você deixa para trás com os canais compartilhados:

  • Chega de trabalho fragmentado. Com os canais compartilhados, tudo está em um só lugar. Não é mais necessário alternar entre caixas de entrada, apps e documentos com parceiros e fornecedores.
  • Acabou a falta de visibilidade. Os canais compartilhados simplificam a sintonia com equipes externas. Agora todos sabem o que está acontecendo.
  • Diga adeus à comunicação desnecessária. Colaborar com parceiros externos por e-mail pode se tornar frustrante rapidamente (a menos que sua nova campanha se chame “enc., enc., enc.”). Por que não se comunicar na mesma velocidade dos seus canais internos?

Integre os apps que você usa diariamente

Você pode usar os apps do Slack nos canais compartilhados da mesma maneira que usa com o Slack internamente. Estes são alguns apps que você pode experimentar primeiro. Confira o Diretório de apps do Slack para ver mais.

  • Google Agenda para eventos de equipe. Poste lembretes das próximas reuniões nos seus canais compartilhados.
  • Zoom para iniciar conferências em vídeo diretamente do Slack em um canal compartilhado e postar uma gravação em seguida para referência ou para alguém que não pôde participar.
  • Google Drive ou Dropbox Paper para colaborar em rascunhos e planos, sem necessidade de troca interminável de e-mails.

Primeiros passos

Para compartilhar um canal novo ou existente com um grupo externo, entre em contato com o proprietário ou administrador do seu workspace. Depois de fazer a solicitação e o parceiro aceitar, o canal será compartilhado e você poderá começar a trabalhar imediatamente.

Dê a sua opinião

Compartilhe seu feedback escrevendo ou postando um tuíte para nós em @Slackhq. Obrigado!

Slack is the collaboration hub, where the right people are always in the loop and key information is always at their fingertips. Teamwork in Slack happens in channels — searchable conversations that keep work organized and teams better connected.